top of page
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Pinterest Social Icon
  • Instagram Social Icon

A história e o mercado de trabalho do engenheiro de Produção.

  • Foto do escritor: itamarmeira
    itamarmeira
  • 31 de mar. de 2018
  • 4 min de leitura

A formação em Engenharia, devido as possibilidades inerentes a esta área de atuação, sempre chamou a atenção das pessoas que possuem interesse no campo de criação e gerenciamento de projetos e produtos, e que, acima de tudo, buscam por uma carreira de sucesso. Porém, são tantas as especialidades dessa profissão, que às vezes nos pegamos confusos em meio a tantas possibilidades de graduações em Engenharia, não é mesmo? Uma das especialidades mais buscadas atualmente por estudantes e também por empresas é a Engenharia de Produção. Mas você sabe o que um Engenheiro de Produção faz? Quais são as habilidades exigidas para essa profissão e o campo de atuação desse profissional?

A historia

A engenharia de produção tem sua a origem por volta do seculo IX, como alternativa para melhoria nas praticas de produção vigentes na época, fruto do evento que ficou conhecido como revolução industrial ,este processo quebrou o paradigma da produção em pequena escala, pois utilizava poderosas maquinas a vapor, estas produziam uma grande quantidade de produtos como nunca antes haviam sidos produzidos na historia da humanidade, com o passar do tempo e o advento da era da economia globalizada inciada na seculo XX, houve a necessidade de otimizar a produção de forma a produzir mais com o menor preço, o que demandou por parte das empresas uma ferramento para gestão competitiva em escala global, devido massificação do consumo, e consequentemente da necessidade surgida deste, foram criadas as primeiras faculdades de engenharia de produção, ainda no início do seculo XX.

Em termos técnicos, a Engenharia de Produção é a ciência que estuda o projeto, a implantação, a operação, a melhoria e a manutenção de sistemas produtivos integrados de bens e serviços, envolvendo mão de obra, materiais, tecnologias, informação e energia.

De uma maneira mais simplificada, o Engenheiro de Produção é o profissional que domina todas as técnicas e compreende cada etapa do processo produtivo de uma empresa, seja ela uma indústria ou uma prestadora de serviços. Além disso, ele é capaz de buscar soluções de problemas relacionados à produção e de criar inovações técnicas que possam ser aplicadas no processo produtivo. Em outras palavras, o Engenheiro de Produção é um Engenheiro capaz de construir melhorias que podem transformar os processos de produção de produtos e serviços, diminuindo custos e aumentando a produtividade

Por que o mercado de Engenharia de Produção está em alta?

Em um cenário de crise e recessão econômica como o atual, o que todas empresas buscam é o aumento ou, pelo menos, a manutenção da produtividade, redução de custos e continuidade da qualidade dos processos e produtos. Diante dessas necessidades, quem se mostra capaz de administrar essas demandas é o engenheiro de produção, que possui know-how suficiente para atuar nestas frentes para buscar os melhores resultados e ajudar a manter a competitividade.

Dessa forma, o profissional mostra-se como peça fundamental dentro de todo o processo, sendo sua capacidade multidisciplinar e seus conhecimentos técnicos de gestão e economia, fazem com que ele atue de forma mais focada para ajudar a empresa a enfrentar esse período mais complicado.

Quais são as possibilidades para o mercado de Engenharia de Produção?

O profissional de engenharia de produção tem muitas possibilidades de atuação em sua carreira, devido ao caráter multidisciplinar da sua formação. A base do curso, além de cálculo e física, é bastante direcionada para gestão e processos.

Com isso, as oportunidades são multiplicadas, não limitando-se apenas à indústria. O Engenheiro de Produção pode trabalhar diretamente com os sistemas de produção em fábricas, buscando formas de otimizar os processos, reduzir custos, aumentar a produtividade e garantir qualidade do trabalho. Além disso, prestadoras de serviços, lojas, setor de finanças e saúde, entre outros, oferecem boas oportunidades para o engenheiro de produção. Grandes perspectivas também têm se mostrado na área de logística, a qual é estratégica dentro das empresas e precisa de profissionais com o perfil técnico e com habilidades de gestão

Qual é a média salarial para um engenheiro de produção?

A remuneração é bem atraente para o um profissional de engenharia de produção. De acordo com a lei que regulamenta os salários dos profissionais com diploma em engenharia, o valor pago para 8 horas de trabalho é de 8,5 salários-mínimos.

A Engenharia de Produção é uma das profissões que pagam os melhores salários no Brasil. Segundo um levantamento feito pelo Data Folha na região metropolitana da cidade de São Paulo, um coordenador de projetos de sistemas ganha em torno R$10 mil, e um gerente de controle de qualidade cerca de R$12 mil. Mas diversos outros cargos podem ser ocupados por um engenheiro de produção, com ganhos bem interessantes.

Desta forma caros colegas, nossa profissão mostra-se cada vez mais estratégica, dentro de um mercado extremante competitivo, que busca inovação aliadas a ações que sejam sustentáveis a longo prazo, cabe a cada aspirante buscar tais qualidades, o ambiente acadêmico deve ser visto apenas como uma pequena parte relativa a formação do engenheiro de produção, um ponta pé-inicial, tal profissional teve está ciente que na atual conjuntura, a formação holística continuada é a melhor solução, pois na era da informação massificada, o que é estratégico hoje pode esta defasado amanhã.

Itamar Meira Luz


 
 
 

Comments


Autor do Blog
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
História em Foco
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black

© 2023 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com

Doar com PayPal

Visto em

    Gostou da leitura? Doe agora e me ajude a proporcionar notícias e análises aos meus leitores  

bottom of page